Uma petição online está buscando apoio para a criação do Memorial Astronômico de Alcântara, no Maranhão, com foco na valorização do conhecimento astronômico dos povos indígenas e quilombolas da região.
De acordo com o documento, a escolha de Alcântara é estratégica, já que o local abriga o Centro Espacial de Alcântara, essencial para o Programa Espacial Brasileiro, o que uniria tradição e modernidade.
A iniciativa também visa fomentar o astroturismo, um segmento em expansão que pode trazer desenvolvimento econômico sustentável para a região, e o fortalecimento da cultura local. Organizações como a Sociedade de Astronomia do Maranhão e o Clube de Astronomia de Brasília estão envolvidas na ação e pedem apoio de autoridades e da comunidade científica para viabilizar esse trabalho.
Para falar sobre esse projeto importantíssimo, esta edição do Programa Olhar Espacial recebe o professor Rodrigo Araújo Magalhães, membro do Clube de Astronomia de Brasília e da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia, e um dos autores da petição.
Também recebemos Jorge Emanuel de Oliveira Irineu, membro da Sociedade Astronômica do Maranhão, pesquisador e articulador do Encontro Nacional de Astronomia Cultural.
A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.
Participe com perguntas e sugestões nos comentários!
Siga o Olhar Digital nas redes sociais!
Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉
Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
X (ex-Twitter) ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital